segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


A História do ponto russo

       Os antigos egípcios estavam entre os primeiros a empregar essa técnica usando os ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. A técnica foi usada durante toda Europa durante a idade média, para decorar roupas e freqüentemente em painéis eclesiásticos. 
     Em épocas modernas, foi associada com o bordado feito por imigrantes russos que pertencem a um secto religiosa denominado "Old Believers" (velhos crentes) durante o reino de Peter O grande no 17º século, a igreja ortodoxa russa estava atravessando um período de mudança. 
    O bordado russo foi ensinado para muitas gerações até os dias atuais. A agulha original dos velhos crentes era feita de ossos de pássaros e só no tamanho para um fio de linha. Hoje fazemos o ponto russo com os mais diversos materiais e para os mais diversos usos, desde aplicações separadas que colamos ou costuramos posteriormente no tecido,como peças de tapeçaria de tamanhos variados.
       

2 comentários:

  1. Oi obg pela visita, amei seu cantinho e a história do ponto russo, já tentei fazer mas não deu certo,seus trabalhos são lindos.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu que agradeço pela retribuição, eu amo ponto russo, aprendi faz uns 8 meses no inicio é um pouquinho complicado, mas depois que pega o jeito fica fácil, tenta de novo, vc vai amar depois que pegar o jeito.
    Bjos

    ResponderExcluir